Funções Lineares
Uma função linear é uma função do primeiro grau que pode ser representada por uma linha reta num gráfico cartesiano. É expressa na forma , onde é a inclinação da reta e é o ponto onde ela intercepta o eixo y.
Essas funções são incrivelmente previsíveis; a inclinação indica como a função aumenta ou diminui conforme x varia. Se , a função é crescente. Se que satisfaça a equação é parte da reta da função no gráfico.
Exercício Resolvido
Dada a função , determine o ponto onde ela intercepta o eixo y.
- (0, 0)
- (0, 2)
- (0, 3)
- (3, 0)
- (2, 3)
Resposta: C
Resolução: O ponto de interceptação com o eixo y ocorre quando . Substituindo x por 0 na equação, temos . Logo, o ponto de interceptação é (0, 3).
Exercícios Propostos
1. Qual é a inclinação da reta representada pela função ?
- 1 e 6
- 2 e 3
- 0 e 1
- -2 e -3
- 3 e 5
- 0
- 1
- 2
- 4
- 8
- 0.5
- 1
- 1.5
- 2
- 2.5
Quando falamos em Números Reais, estamos nos referindo a toda a coleção de números racionais e irracionais que existem na linha numérica. Eles compreendem os números que podem representar uma grandeza contínua, como distâncias e medidas. O funcionamento dos números reais é regido por propriedades que os organizam e permitem operações. Podemos somá-los, subtraí-los, multiplicá-los e dividi-los (exceto por zero), mantendo suas propriedades fundamentais, como a propriedade distributiva, comutativa e associativa. Para o vestibular, é crucial entender as propriedades dos números reais, as operações básicas e como eles são representados em um gráfico. Uma habilidade essencial é a resolução de funções, onde esses números são frequentemente aplicados para encontrar raízes e interseções. Seja [latex]f(x) = x^2 – 5x + 6[/latex]. Determine as raízes da função. Resposta: B Resolução: Para encontrar as raízes da função, precisamos resolver a equação [latex]x^2 – 5x + 6 = 0[/latex]. Fatorando a equação quadrática, obtemos (x – 2)(x – 3) = 0. Logo, as raízes são x = 2 e x = 3. 1. Qual é o valor de [latex]x[/latex] na equação [latex]4x – 8 = 0[/latex]? Gabarito: C 2. Se [latex]f(x) = 3x + 4[/latex] e [latex]g(x) = x – 1[/latex], para que valor de [latex]x[/latex] temos [latex]f(x) = g(x)[/latex]? Gabarito: DExercício Resolvido
Exercícios Propostos